top of page
ferrovelho_1.jpg

Memória Sociespacial dos atingidos por Belo Monte

Essa página apresenta os resultados e os desdobramentos do Projeto de extensão "Memórias socioespacial de Altamira: um registro da trajetória dos atingidos por Belo Monte", coordenado pelo Prof. Dr. José Queiroz de Miranda Neto entre os anos de 2020 e 2022. 

Leliane.png

Vidas Atingidas 

Série documental

Série documental em que os antigos moradores dos baixões e áreas diretamente afetadas em Altamira-PA contam suas histórias e relatam como era a vida nos antigos bairros e quais as principais questões que enfrentam atualmente nos reassentamentos urbanos. 

ENTREVISTA COM MORADORA DO RUC JATOBÁ

No primeiro episódio da série "Vidas Atingidas" temos uma entrevista com Leliane Cardoso Cunha, moradora do bairro Jatobá, que conta um pouco de sua trajetória e como era a vida no antigo local de moradia, área no igarapé Ambé Denominada "Invasão dos Padres"

ENTREVISTA COM MORADOR DO RUC SÃO JOAQUIM

No segundo epísódio da série "Vidas Atingidas", temos a entrevista com Josinei Feitosa da Silva, morador do Reassentamento São Joaquim, que apresenta um pouco de suas memórias do bairro Açaizal, no perímetro do Igarapé Altamira e como foi sua mudança para o RUC São Joaquim.

História e Memória de Altamira

Série Documental

Relatos de antigos moradores dos baixões de Altamira, que apresentam um pouco de como se configurava o espaço sociaL em áreas que foram totalmente transformadas, como o Açaizal e o Baixão do Tufi. 

Tufi.png

ENTREVISTA COM SEU TUFI, PIONEIRO DO ANTIGO BAIRRO "BAIXÃO DO TUFI"

Entrevista Com o Tufi Haja Vilhamor, ou Sr. Tufi, fundador do bairro conhecido como "Baixão do Tufi", extinto após a instalação de Belo Monte

DSC00570.jpg

Áreas Afetadas e consequencias de Belo Monte

Vídeos curtos

Vídeos curtos com o objetivos de apresentar as mudanças na paisagem e na dinâmica sociespacial de Altamira e de áreas ao longo do rio Xingu

A CASA "MEMORIAL" DO AMBÉ

Uma casa resiste com as suas formas que remetem aos tempos dos baixões que povoavam o Igarapé Ambé antes de 2015, quando houve a inundação de Belo Monte. Hoje abandonada e sem habitantes, parece que se mantem ali como se fosse um memorial, uma lembrança que, aos poucos, se deteriora na paisagem.

LOTEAMENTO FANTASMA: O QUE RESTOU DO RESIDENCIAL ILHA DO ARAPUJÁ

História do Loteamento Ilha do Arapujá, previsto para ser entregue em Altamira em 2015, porém sua obra foi embargada em plena crise habitacional gerada por conta da hidrelétrica de Belo Monte. Essa obra é mais um episódio do descaso com a população local mais pobre e necessitada de programas governamentais, mas que foi esquecida diante de uma obra que trouxe diversos impactos sociais e ambientais.

RIO XINGU E A FORMAÇÃO DOS PALITEIROS

Formação de paliteiros ou árvores afogadas no curso do Rio Xingu que foi afetado pela inundação da Usina Hidrelétrica. 

bottom of page